O resgate da humanização: o colegiado gestor como espaço para construção de uma ambiência acolhedora.
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
ESP-MG
Resumo
A Humanização em saúde é uma política no SUS desde 2004, quando suas discussões, antes setorizadas, passaram a configurar um modo de fazer transversal, a ser implementado em todos os cenários de prática e gestão do sistema. Uma de suas diretrizes é a gestão compartilhada, sendo o Colegiado Gestor um de seus instrumentos, no qual representantes de profissionais e gestores podem discutir propostas, elaborar planos de ação e executá-los, de modo que “planeja quem executa”. Este trabalho tem como objeto a proposição de um projeto de intervenção que possibilite a transformação do Colegiado gestor de um centro de saúde em um espaço de encontro de saberes, iniciando pela discussão da ambiência deste centro de saúde, seguindo premissas da Humanização e da Educação Permanente em Saúde. Foi realizada uma busca por artigos e documentos com vistas a formar o referencial teórico que possibilitou a elaboração do Projeto de Intervenção. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas estratégias metodológicas, como, por exemplo, a Roda de Conversa e a Atividade Passeio, com o intuito de ampliar os olhares e possibilitar o compartilhamento de impressões, e por último a elaboração de um Plano de Ação. Espera-se com a implementação do projeto que o Colegiado gestor da unidade possa vislumbrar novos rumos e novas formas de fazer saúde e fazer gestão, proporcionando ainda uma melhoria da ambiência da unidade, tornandoa mais acolhedora para profissionais e usuários.
Descrição
Projeto de Intervenção